Neste mês termina uma estação e inicia outra. No hemisfério Norte, vai começar a Primavera e no hemisfério Sul, começará o Outono. A 21 de Março, será um dia de Equinócio. Ou seja, nesse dia, a duração do dia será igual à da noite. Será um dia de profundo equilíbrio. Um dia muito importante para parar, meditar, conectarmo-nos com o nosso interior mais intensamente e estabelecer bases mais consolidadas de equilíbrio interior.
Até lá, estas primeiras 3 semanas de Março representarão essa jornada interior em direção ao equilíbrio. Acredito que aí poderá estar uma das razões pelas quais algumas religiões reservaram este período para uma maior reflexão e purificação.
Atualmente vivemos momentos conturbados no mundo. Vários acontecimentos lançam medos, inquietudes, falta de esperança à nossa volta. Mas cabe-nos a nós escolher que tipo de experiências e energias queremos presentes nas nossas vidas.
Temos o poder de nos sintonizarmos com o que queremos para nós mesmos.
Dentro de nós vibra a Chama da Vida Divina. Sempre em paz, sempre prosperando, sempre elevando-nos além dos acontecimentos e dos estímulos externos.
Podemos sim ser um exemplo e um pilar de uma nova vida, todos os dias, levando esperança ao mundo e inspirando a vida de todos.
É preciso ter o cuidado devido com a mentalidade de massas. Essa mentalidade, frequentemente nos arrasta para um estado interior de marasmo e desempoderamento. Acabamos acreditando que não se pode fazer nada e entregamo-nos a padrões de existência dentro do que é normal e do que vemos os outros fazerem.
Mas nem sempre esse “normal” nos faz bem. Porque cada um de nós é único e precisa de algo ligeiramente diferente ou até muito diferente.
Então o que se pede, cada vez mais, é que possamos adquirir maior sensibilidade a quem nós somos e o que viemos fazer neste planeta.
Deixarmo-nos andar sem rumo nem propósito apenas irá adensar preocupações e um senso de que, se pensar ou agir de forma diferente dos outros, irei perder-me ou ficar isolado, e isso aumenta ainda mais a sensação interior de insegurança e medo.
Muitas vezes a necessidade de ir na mesma onda que a maioria vem daí, de um profundo desenraizamento de nós próprios, o que faz com que, devido a esse vazio interior, precisemos de nos “preencher” com algo que venha do exterior, mesmo que não nos sirva para nada.
Mas esse “preenchimento” não é mais do que uma ilusão que nos afasta ainda mais de quem somos verdadeiramente.
Purificação, portanto, é a palavra de ordem.
Purificar pensamentos, emoções e ações. Purificar intenções. Purificar a vida. O rumo. O propósito.
Até que ponto sabemos para onde vamos? E até que ponto estamos em harmonia com o onde estamos, com quem estamos e com o que fazemos?
Esses são dois aspectos fundamentais para os tempos atuais em que vivemos.
Neste mês esperam-se grandes mudanças a nível mundial e também a nível pessoal. Neste ano de expansão e activação de um maior potencial humano, irão ocorrer pontos temporais fortes e fundamentais na construção do caminho traçado. O mês de Março é um desses pontos importantes no ano.
Continuaremos a ter momentos e situações exigentes, que nos irão desconcertar e potencialmente retirar do nosso eixo de paz e harmonia.
Mas por vezes é necessário sermos desinstalados dos nossos locais confortáveis, para que possamos descobrir novos potenciais e forças dentro de nós que talvez desconhecêssemos.
E que bom que assim é!
Foquemo-nos nos pontos positivos, nas conquistas e nas intenções que constroem. E aproveitemos estes momentos conturbados e desafiantes para reescrevermos a nossa história, bem como das nossas famílias e comunidades.
Somos responsáveis pela forma como decidimos reagir e lidar com o que nos acontece.
Então que possamos encontrar a inspiração diária para, a cada momento, darmos a melhor resposta que possamos dar, alicerçados na confiança de que o melhor sempre estará por vir e de que somos actores no palco da história das nossas vidas, que escrevemos todos os dias!
Desejo-te um Março muito feliz e um período de reflexão muito produtivo e saudável.
Que as energias do Bem possam inundar de amor e paz os teus dias.
Até ao próximo mês!
Com amizade,
João Carlos Paliteiro